Search

7 de outubro, Dia do Compositor e da Compositora no Brasil!

O Dia do Compositor e da Compositora é celebrado mundialmente em 15 de janeiro, mas no Brasil a data de 7 de outubro foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, da União Brasileira dos Compositores.

7 de outubro, Dia do Compositor e da Compositora no Brasil! Um viva a quem compõe! Mestres na arte de musicar, os compositores (ou autores de obras musicais) transformam uma letra e/ou melodia em uma música, que posteriormente pode ser trabalhada por um arranjador ou produtor musical. Podemos dizer que o coração da música é resultado da criatividade da composição.

De acordo com a lei Nº 14.258, Art. 2º, considera-se compositor o autor de obras musicais, com ou sem letra, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro.

O Dia do Compositor e da Compositora é celebrado mundialmente em 15 de janeiro, mas no Brasil a data de 7 de outubro foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40. Ele foi um grande incentivador da valorização dos músicos no Brasil.

A compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi pioneira na música popular do Brasil no quesito “compositor popular brasileiro”. Famosa por suas composições que misturavam ritmos brasileiros com estilos europeus, ela compôs a primeira marchinha de Carnaval, “Ó Abre Alas”, em 1899, que se tornou um clássico da música carnavalesca.

Após Chiquinha Gonzaga, a música popular brasileira continuou a evoluir, com diversos compositores ganhando destaque. Um dos mais importantes foi Ernesto Nazareth (1863-1934), nome fundamental na consolidação do choro e da música instrumental brasileira.  Em seguida, outros compositores populares surgiram no início do século XX, como Pixinguinha (1897-1973), que é considerado um dos maiores nomes do choro e da música popular. Yaçanã Martins (filha de Herivelto Martins), conta que Pixinguinha cruzava com seu pai na rua e dizia: ‘devo a minha aposentadoria a esse homem’.

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum ouvir as expressões “cantautor” e “cantautora”, que trazem a junção das palavras “cantor” (ou cantora) e “autor” (ou autora), como forma de enfatizar o trabalho fundamental –mas às vezes esquecido– do autor e da autora em uma obra musical. Tulipa Ruiz é uma adepta do termo e é cantautora Boa Música Brasil!

Recibe las newsletters de Boa Música Europa para estar al tanto de nuestras novedades y las de nuestros autores y compositores.

Assine e descubra nossas notícias